Confira dicas para você "se apagar" da internet
Quem disse que seria fácil?
© Getty Images
Tech Privacidade
Você já experimentou digitar seu nome no Google? Se nunca fez, poderá se surpreender com a quantidade de informação (muitas vezes pessoal) disponibilizada na internet. Desde blogs a fotos antigas, nomes publicados em editais online e dados pessoais como CPF e título de eleitor podem aparecer nas buscas.
+ Lei quer que celulares venham com a mensagem 'Use com moderação'
Após o escândalo envolvendo o Facebook, que estava divulgando dados dos seus usuários para manipular eleições, é melhor ficar alerta para o que permanece online. Confira oito dicas de como fazer isso, disponibilizadas pela revista Galileu:
1. Acesse o JustDelete.Me - Acesse o site para ter acesso a links diretos com a opção de deletar contas, mas em alguns casos será impossível.
2. Acesse o Deseat.me - o serviço se conecta ao seu e-mail e deleta contas e inscrições aleatórias.
3. Faça uma limpa nas redes sociais - em sites como Tweetdelete e a extensão para Chrome 'Social Book Post Manager' ajudam nesse processo.
4. Delete as redes sociais - em casos mais extremos, o melhor é se livrar.
5. Apague seu histórico de busca no Google - acesse a opção 'my activity' através da sua conta e deletar tudo o que visualizou.
6. Peça para sites que vendem dados excluírem o seu perfil - existem sites especializados em coletar informações de usuários e revendê-las. Infelizmente, é preciso enviar pedidos, um por um, pedindo para que o seu perfil seja deletado.
7. Mantenha-se anônimo - nunca forneça dados importantes como sua data de nascimento real, tenha e-mail falso para logar em hotspots free ou fazer compras em sites.
8. Use um VPN - o Virtual Private Network protege a identidade dos usuários enquanto eles navegam pela internet, mantendo em sigilo seu endereço de IP e o local da conexão. O grande 'contra' é que este serviço geralmente é pago.