Descubra os termos mais pesquisados sobre os presidenciáveis no Google
Buscas pelos nomes dos candidatos crescem no período eleitoral
© Pixabay
Tech Internet
Em tempos eleitorais, período em que crescem as buscas pelos candidatos na internet, o blog #FocaNoVoto resolveu fazer um levantamento sobre o nome dos 13 concorrentes à Presidência da República.
A página listou os termos mais usados pelos usuários durante as pesquisar sobre cada um dos concorrentes ao Planalto. O estudo foi feito, de acordo com o portal G1, entre os dias 9 de agosto, quando ocorreu o primeiro debate entre eles, e o dia 12 de setembro. Confira abaixo:
Jair Bolsonaro:
Desde que sofreu atentado, no dia 6 de setembro, o termo mais usado em relação ao candidato do PSL é "morreu". Pelo jeito, os eleitores também têm curiosidade de saber sobre a mulher dele, e o termo "esposa" aparece em destaque.
+ Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano
Geraldo Alckmin:
Quando as buscas são pelo concorrente do PSDB, o termo "PCC", sigla da facção criminosa que surgiu nas prisões paulistas e promoveu ataques em São Paulo durante a gestão do tucano, é um dos mais citados.
Fernando Haddad:
Já em relação ao nome do presidenciável petista, a palavra "ficha" é a mais buscada, demonstrando interesse dos eleitores por supostas acusações contra ele na Justiça. Recentemente, o candidato foi denunciado pelo Ministério Público por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Ciro Gomes:
O candidato do PDT aparece associado à sigla "SPC" (Sistema de Proteção ao Crédito), já que uma de suas propostas é ajudar a "limpar" o nomes dos endividados. O político também foi casado com a atriz Patrícia Pilar, que figura como outro ponto de interesse entre os internautas.
Marina Silva:
Sobre a presidenciável da Rede, os termos mais buscados são "quantos anos tem" e "de cabelo solto".
Cabo Darciolo:
O nome do Patriotas na disputa chamou a atenção dos eleitores no primeiro debate, quando questionou o candidato Ciro Gomes sobre a União das Repúblicas Socialistas da América Latina (Ursal), um termo desconhecido e que virou meme na rede. As buscas relacionadas ao seu nome são exatamente sobre a "Ursal".
Henrique Meirelles:
Já o candidato do MDB aparece ao lado da expressão "quem é". Pelo jeito, apesar de ter sido um nome ativo nos governos do PT e do MDB, ele é desconhecido para a grande parte do eleitorado.
João Amoêdo:
O presidenciável do Novo tem chamado a atenção dos internautas pela sua atividade como bancário. O nome "Itaú", onde trabalhou, aparece como um dos mais buscados, ao lado da palavra "aborto", após o candidato se posicionar contra a legalização da prática.
Alvaro Dias
O candidato do Podemos está ligado ao termo "professores", em referência à repressão policial a uma manifestação de docentes da rede estadual do Paraná em 1988, quando ele era governador do estado. "Corrupção" também é outra palavra bastante procurada, já que ele tem na Lava Jato uma das suas principais bandeiras.
Ainda conforme o G1, para os nomes de João Goulart Filho (PPL), Vera Lúcia (PSTU) e José Maria Eymael (DC) não há sequer pesquisas relacionadas. O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, não teve buscas destoantes na ferramenta no período analisado.