Vídeos e imagens revelam como é estar na superfície de um asteróide
A agência especial japonesa JAXA aterrisou dois rovers no asteróide Ryugu
© JAXA
Tech Espaço
Se alguma vez tentou imaginar como é estar na superfície de um asteróide, então as imagens acima e o vídeo abaixo servirão para tirar suas dúvidas. As imagens foram captadas por rovers da agência JAXA, do Japão, que cumpriu uma aterrisagem histórica no asteróide conhecido como Ryugu.
+ Cientistas testam células-tronco para tratar incontinência urinária
Os rovers 1A e 1B foram lançados no dia 21 de setembro a partir da nave Hayabusa2 que, de acordo com o Science Alert, demorou três anos e meio para chegar ao asteróide. Acredita-se que o corpo celeste Ryugu seja de um tipo antigo e que tenha sido criado numa fase inicial do nosso Sistema Solar há mais de quatro bilhões de anos.
O Ryugu tem cerca de 900 metros de de comprimento e viaja a uma distância de 160 milhões de quilômetros da Terra. O objetivo dos pesquisadores é saber mais sobre a composição do asteróide e averiguar a hipótese de conter água, estudando no processo outras formas de vida.
Rover-1B succeeded in shooting a movie on Ryugu’s surface! The movie has 15 frames captured on September 23, 2018 from 10:34 - 11:48 JST. Enjoy ‘standing’ on the surface of this asteroid! [6/6] pic.twitter.com/57avmjvdVa
— HAYABUSA2@JAXA (@haya2e_jaxa) 27 de setembro de 2018