Android e iPhone são afetados por horário de verão antecipado
Usuários estão reportando bug que mostra hora errada em seus smartphones
© DR
Tech Bug
Usuários de iPhone e Android estão reportando nas redes sociais terem acordado mais cedo nesta segunda-feira (15) por causa da hora errada. A falha dos sistemas adiantou os relógios automaticamente no celular, como se tivesse entrado no horário de verão antes da hora. A maior parte das pessoas que reclamam são clientes da TIM.
Você também acordou uma hora mais cedo nesta segunda? Ouvintes relatam que celulares despertaram no #HorarioDeVerão E causaram transtorno na rotina matinal. #NoArNaCBN pic.twitter.com/M8LaW9cVuy
— Jornal da CBN (@jornaldacbn) October 15, 2018
+ TSE desenvolve aplicativo para mesários comunicarem problemas com urnas
O erro teria acontecido, segundo o site TEchTudo, por coincidir com a data em que o horário de verão entrou em vigor em 2017, no dia 15 de outubro. A mudança este ano vai acontecer no dia 18 de novembro, conforme cronograma do governo. A TIM explicou ao site que “o caso ocorreu com uma parcela muito reduzida da base de clientes” e que “ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio”. O assunto chegou a dominar as pesquisas no Google por uma parte do dia.
Como saber a hora correta
Para saber a hora certa, basta digitar no buscador Google pelo termo "que horas são agora", que será possível saber a hora exata. Donos de celular Android e usuários da Google Assistente também podem usar este comando de voz para que o dispositivo fale as informações.
Para forçar a mudança de horário, primeiro deve-se reiniciar o celular. Para mudar a hora manualmente no iPhone, é preciso clicar em "Ajustes", depois "Geral" e em seguida "Data e Hora". Desmarque a opção “Automaticamente” e toque em “Fuso Horário”. Na caixa de pesquisa, digite o nome da sua cidade ou região e confirme. Para reativar o ajuste automático, também é desta maneira.