Estação Espacial Internacional poderá ficar completamente vazia
Lançamento falhado do foguete Soyuz pode ter consequências imprevistas
© DR
Tech Espaço
A Estação Espacial Internacional (EEI) poderá ficar sem qualquer astronauta durante alguns dias em dezembro, após a falha no lançamento do foguete Soyuz.
Como nota o Popular Science, a Estação Espacial Internacional tem neste momento três astronautas a bordo, os voltariam à Terra no dia 13 de dezembro. Já os astronautas que os substituiriam iriam para a EEI no dia 20 de dezembro. O problema é que o período de transição contaria com os dois astronautas que ficaram em Terra na semana passada.
Ainda que os três astronautas que estão atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional possam ficar um pouco mais do que o planejado, a nave Soyuz a bordo da Estação deixa de estar disponível em janeiro. Ou seja, a missão não poderá ser prolongada por muito tempo.
A Estação Espacial Internacional tem a capacidade de operar sozinha, uma possibilidade meramente teórica uma vez que nunca foi colocada à prova. O lançamento de 20 de dezembro poderá ser antecipado para prevenir que a Estação Espacial fique vazia.
Leia também: Emoji de bagel é corrigido para deixá-lo mais realista