Meteorologia

  • 05 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

4 dicas para se proteger contra ataques cibernéticos

Ameaças de ataques cibernéticos estão em alta em todo o mundo; mais da metade dos gerentes de TI mostram preocupação segundo pesquisa

4 dicas para se proteger contra ataques cibernéticos
Notícias ao Minuto Brasil

07:34 - 25/01/19 por Notícias Ao Minuto

Tech Segurança

O Dia da Proteção de Dados, que acontece em 28 de janeiro, está se tornando cada vez mais importante como resultado de recentes ataques de hackers. Neste mês, os dados privados de centenas de políticos e celebridades alemães foram publicados na Internet. Nos Estados Unidos, o hack da cadeia de hotéis Starwood resultou na quebra de mais de 500 milhões de registros de clientes. Estes são apenas dois entre inúmeros exemplos de cibercrime em andamento.

+ 7 dicas para manter os sistemas de controle industrial em segurança

O Data Privacy Day foi criado pelo Conselho da Europa em 2006. Em 2008, a National Cyber Security Alliance (NCSA) começou a liderar a iniciativa nos Estados Unidos e em toda a América do Norte. O objetivo do dia é aumentar a conscientização sobre proteção de dados em todo o mundo.

De acordo com uma pesquisa recente conduzida pelo OTRS Group entre diretores e executivos de TI, mais de um terço (34%) dos entrevistados nos Estados Unidos e Canadá estão muito preocupados com o cibercrime, com outros 29% se classificando como preocupados. Assustadoramente, apenas 34% dos líderes de TI declararam que estavam muito preparados para incidentes de segurança, mas outros 35% se classificaram como preparados.

"Infelizmente, não há como proteger 100% contra ataques cibernéticos, mas práticas de segurança multinível com processos claramente definidos, preparação técnica, treinamento e reação rápida reduzem o risco", disse Jens Bothe, diretor de consultoria global do OTRS Group. "A luta contra o crime cibernético é sempre responsabilidade conjunta de empresas, governo e usuários digitais".

Como um membro oficial do NCSA Data Privacy Day Champion, o Grupo OTRS compilou as seguintes dicas importantes para as empresas ajudarem a minimizar o risco e o impacto dos ataques cibernéticos:

Assegure processos

Aceite o fato de que existem ameaças cibernéticas e reserve um tempo para investigar todos os processos relacionados à segurança na empresa. Todos os envolvidos precisam saber o que fazer quando o pior acontece, além de quem envolver e quais são os próximos passos. Documente esses processos e fluxos de trabalho - tanto para se defender contra ameaças quanto para responder a ataques. Defina seus processos agora para economizar um tempo valioso depois: quanto mais curto um ataque durar, menos dano poderá ser causado.

Tome as precauções técnicas necessárias

Até mesmo precauções técnicas aparentemente simples podem ajudar a evitar ataques. Instale firewalls, sistemas antivírus, ferramentas de criptografia, atualizações de segurança e sistemas de detecção de invasão. Se você não tiver a experiência, peça a um consultor para ajudá-lo a identificar e corrigir vulnerabilidades.

Forneça treinamento regular

Envolva todas as partes interessadas e mantenha-as regularmente informadas sobre possíveis incidentes e precauções técnicas. Todos os funcionários precisam saber a importância dos processos de manutenção para impedir que hackers acessem sua rede e causem o caos.

Responda rapidamente e com segurança em uma emergência

Quando o alarme soar, defina seu cenário de emergência o mais rápido possível. Um sistema como o STORM, desenvolvido pela OTRS, simplifica isso. O sistema de comunicação integrou processos específicos de segurança e pode ser adaptado individualmente aos requisitos da empresa usuária. Isso significa que, no caso de um ataque, o incidente é registrado imediatamente. Processos e notificações são iniciados automaticamente. Todas as etapas ocorrem em tempo real, para que a equipe possa minimizar o perigo o mais rápido possível.

Campo obrigatório