Sonda israelense é lançada para missão na Lua
Beresheet quer pousar no solo do satélite terrestre para medir o seu campo magnético
© Joe Skipper/Reuters
Tech Beresheet
A sonda israelense Beresheet decolou de Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX, na noite dessa quinta-feira (21). O objetivo do dispositivo é pousar na Lua e medir o seu campo magnético. Se a missão tiver sucesso, Israel se tornará o quarto país a chegar ao satélite terrestre, depois dos Estados Unidos, Rússia e China.
"O principal objetivo científico será medir o campo magnético da Lua. Isso nos ajudará a entender sua origem", explicou Oded Aharonson, do departamento de Ciências da Terra e Planetárias do Instituto Weizmann de Ciência, em entrevista ao "The Jerusalem Post".
+ Astrônoma amadora descobre estrela anã branca que desafia cientistas
Como explica o 'G1', esta é a primeira vez que a iniciativa privada financia o lançamento de um satélite. O projeto foi liderado pela SpaceIL, organização israelense criada em 2011 justamente para levar a primeira nave espacial do país até a Lua.
A um custo de 100 milhões de dólares, o módulo pesa cerca de 585 quilos e mede 1,5 metro.
O Falcon 9 também tem a bordo o satélite Nusantara Satu e um laboratório de pesquisa da Força Aérea dos Estados Unidos.
Beresheet Launched successfully!We received the first sign of life & data from #Beresheet & the #spacecraft deployed its landing legs as expected. #israeltothemoon @ILAerospaceIAI @ILSpaceAgency pic.twitter.com/Lmc9LhGaoo
— Israel To The Moon (@TeamSpaceIL) 22 de fevereiro de 2019