Gilmar critica Cármen Lúcia e diz que resultado foi 'uma não decisão'

Ministro em Lisboa após participar de julgamento de habeas corpus de Lula, ontem (4), no STF

© Ueslei Marcelino / Reuters

Política Repercussão 05/04/18 POR Folhapress

Já de volta a Portugal, após ter participado do julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira (4), o ministro Gilmar Mendes classificou o resultado do Supremo Tribunal Federal como "uma não decisão" que obrigará a corte a voltar a discutir o mesmo tema em breve.

PUB

Segundo o magistrado, a opção da ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, de focar a questão no habeas corpus de Lula, e não no entendimento geral sobre a prisão após condenação em segunda instância, foi equivocada.

"Dá para ver que não está pacífico. Foi 6 a 5", explicou. "Para o tribunal, me parece que, institucionalmente, não foi bom, porque nós não decidimos a matéria", completou.

"Teria sido melhor, na prática, suspender esse julgamento e esperar o julgamento da ADC [Ação Direta de Constitucionalidade]. Isso seria muito mais razoável, mas o tribunal optou por encerrar o assunto", disse.

As declarações foram feitas na manhã desta quinta (5), horas depois de o ministro retornar de sua passagem relâmpago por Brasília para o julgamento.

+ Articulação de Esquerda propõe 'barreira humana' contra prisão de Lula

Um dos motivos da pressa de Gilmar Mendes para regressar a Europa era a participação do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão de encerramento do Fórum Jurídico de Lisboa, evento coordenado pelo ministro.

Ao se deparar com o juiz brasileiro na entrada da Universidade de Lisboa, o presidente português brincou dizendo que Gilmar era onipresente.

LULA INELEGÍVEL

Na ocasião, o ministro voltou a afirmar que, para ele, o ex-presidente Lula já está inelegível com base na Lei da Ficha Limpa.

"A candidatura está, a princípio, atingida pela inelegibilidade, porque ele tem uma condenação em segundo grau. Isso [inelegibilidade] não tem a ver com a prisão, isso tem a ver com a Lei da Ficha limpa", disse.

De acordo com Gilmar, a estratégia do PT tem sido prolongar a candidatura de Lula como uma forma de atrair capital eleitoral.

"No mundo político, como vocês sabem, existe uma retórica para um determinado fim. Portanto, o que o PT tentou fazer, e eu não estou falando que é ilegítimo, foi estender a candidatura do Lula, porque o Lula atrai votos e ele poderia depois ter capacidade para transferir", avalia.

Mendes defendeu a necessidade de reduzir as tensões políticas no Brasil, embora admita que o resultado do julgamento no STF não contribua para isso.

O ministro ainda criticou um tuíte recente do general Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército, que foi interpretado por muitos como um recado dos militares para o Judiciário.

"As Forças Armadas têm se comportado muito bem nos últimos 30 anos. Têm contribuído decisivamente para o desenvolvimento do Brasil, e, em muitos casos, para a pacificação. A mensagem do general foi um pouco ambígua e não foi feliz", avaliou.

Na entrada do evento, um protesto solitário chamava a atenção. Aos 75 anos, Nelita Leclery, ex-mulher de Vinicius de Moraes, que há um ano e meio trocou o Rio de Janeiro por Portugal, empunhava um cartaz contra o ministro.

Afirmando que "Gilmar Mendes é um traidor do povo brasileiro", os dizeres da cartolina geraram a simpatia de alguns estudantes, mas olhares tortos de alguns funcionários da instituição, que chegaram a pedir que ela se retirasse.

"O ministro Gilmar Mendes está sempre defendendo, dando habeas corpus. Não tem nada a ver com o Lula. No geral, todo mundo que tem dinheiro, ele libera", disse. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe Há 23 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 17 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 20 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 17 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 22 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 19 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA